Foto: Luiza Moraes
É muito comum o goleiro lesionar-se. Ou por questões de acidente de trabalho, como por exemplo uma bolada na cara, onde me rendeu 2 procedimentos de canal nos dentes da frente, cortes na mão na baliza, inúmeros entorces nos dedos, dores no cotovelo alguma dezenas de estiramentos no adutor (virilha), principalmente quando os treinamentos se intensifica próximo de uma campeonato.

Algumas lesões são evitáveis principalmente as musculares, através de exercícios de mobilidade, estabilidade, equilíbrio e fortalecimento muscular através de exercícios em aparelhos como cadeira extensora, mesa flexora, e agachamentos como também a vários exercícios com mini bands, elásticos.
Dentre todos esses citados há um em especial que deve se ter atenção especial, lesões no músculo adutor (virilha). Comecei a colocar em prática alguns protocolos diários com elásticos antes de todos os jogos e treinos, onde obtive resultado.
Em um lugar fixo eu prendo o elástico (independente da piscina) e estico até dar a tensão e faço exercícios de abrir e fechar perna, faço 2 séries de 15 movimentos utilizando a força concêntrica e excêntrica que o elástico oferece.
Faço adução, abdução segurando bem devagar na fase excêntrica (Volta).
Exercícios isométricos como agachamento, e elevação de quadril variados.

Independente dos exercícios, o mais importante é a constância e a rotina durante o treinamento. O TREINAMENTO DEVE SER SEMPRE A 100% DE ESFORÇO, já que em muitas vezes se treina pouco e a carga de jogos durante um campeonato nacional é muito alta, às vezes 2 jogos por dia. Caso o goleiro não esteja preparado, a irregularidade durante um torneio é um fato quase que certo. Por isso prepare se durante o TREINO para que no jogo tudo saia de forma natural.