Roma
CLASSES DE GOLEIRO ? PARA QUE SERVE? - Brasil Water Polo
Regenera

CLASSES DE GOLEIRO ? PARA QUE SERVE?

por | 5 fev 2021 | Curiosidades

Muitas vezes fui perguntado sobre que classe de goleiro eu sou? Ou que classe de goleiro eu gostaria de ser? Eu sempre respondia que era a classe que não deixava a bola passar da linha do Gol.

Depois de muito tempo de treinos e jogos, fui entender que classe ou tipo nada mais seria que o posicionamento no gol durante uma determinada situação de jogo.

CLASSE 1

A Classe tipo 1 ou Posicionamento 1 é aquela posição vertical, que chamamos de defender em pé. Normalmente esse posicionamento se dá quando há uma situação de Homem a Mais ou quando o atacante esta dentro dos 5 metros.

A desvantagem dessa posição é a menor mobilidade e deslocamento dentro do gol, por isso a importância do treinamento de deslocamentos.

Foto: Luiza Moraes

O joelho deve permanecer sempre com giros acima da linha da cintura, pois assim com o movimento do joelho com a canela e a rotação do tornozelo com a ponta do pé terminando o movimento, há captação maior volume de água e com isso, uma maior propulsão e um posicionamento alto facilitando a defesa do goleiro.

Os braços tem que movimenta-los o menos possível ajudando em um movimento rápido de defesa e na velocidade de reação quando há um chute em cima da cabeça.

CLASSE 2

A classe 2 se caracteriza pela posição quase que fetal, onde se utiliza o tronco quando se inicia o salto. Nesta posição como o joelho fica numa posição mais baixa e de forma inconsciente e pela postura, o Goleiro utiliza um pouco mais as mãos para se movimentar dentro do gol, e saltar para os lados e para cima.

Normalmente tende a ter dificuldades em chutes técnicos que utilizam 2 tempos, ou de munheca.

Chutes após os 6 metros são ideais para esse tipo de posição no gol.

CLASSE 3

Nesta posição ainda que pareça semi vertical, sua técnica é mais rápido que a Classe 2.

Se desloca com mais rapidez pelo perímetro da baliza, como também aquelas bolas colocadas ao jogador de centro, na qual o goleiro consegue de forma mais veloz fazer uma leitura e chegar junto ao passe ao centro, ou também quando há uma disputa de bola contra um atacante, ou até mesmo quando há uma arremesso de longe.

Porém tem sérias dificuldade no chute de encoberta e ao próximo ao corpo, já que essa posição naturalmente tende a usar muito os braços, dificultando a técnica correta de posicionamento para a defesa.

Outras publicações relacionadas

Gols de goleiro

Gols de goleiro

No vídeo do Marcelo Freitas dessa semana ele separou alguns lances em que os goleiros fizeram gol, com destaque pro primeiro gol do vídeo onde se fez valer a atualização da regra de 2019 onde o goleiro pode passar do meio de campo e se tornar mais um jogador de...

keel2020.2
Regenera
Share This